SOBRE

A Fazenda EcoAraguaia é primeira fazenda a ser idealizada dentro do conceito Fazenda do Futuro. Reconhecendo a Natureza como ser de direitos iguais, a EcoAraguaia busca gerar prosperidade e rentabilidade integrando-se à comunidade local e ao meio ambiente.

A fazenda está localizada em uma área muito sensível para a preservação do meio ambiente: o Cantão. Nesta região, o Cerrado e a Floresta Amazônica se encontram, formando um ambiente de extrema biodiversidade e importância para o local. Grande parte do ambiente ao redor da Fazenda EcoAraguaia é atualmente ocupado pelo agronegócio tradicional, que cultiva monoculturas de soja e gado, principalmente.

A própria fazenda se utilizava deste sistema no passado para a exploração de gado. Em 2016, Guilherme Tiezzi herda a propriedade de seu pai, Felicio Tiezzi, e inicia o projeto da Fazenda do Futuro, buscando novas formas de empreendimento sustentáveis.

Vídeo da Black Jaguar Foundation, uma das parceiras da Fazenda EcoAraguaia, onde Guilherme Tiezzi fala sobre o corredor ecológico em construção no local. 

Com base nos princípios do conceito de Harmonia com a Natureza e a Permacultura, a Fazenda EcoAraguaia foi co-criada nos meses seguintes. Além destes, uma série de outros conceitos e correntes do conhecimento humano foram somados para empreender o projeto, entre eles: a Cosmogeocracia, a Sociocracia e a metodologia Dragon Dreaming.

O trabalho em rede colaborativo identificou sete dimensões em que a Fazenda poderia trabalhar para gerar ganhos humanos, energéticos e financeiros. São elas: Reflorestamento, Energia Limpa e Renovável, Espiritualidade, Pecuária e Agricultura Verde, Ecoturismo, Escola Floresta e Empreendedorismo em Rede. Atualmente, são mais de 14 projetos que estão em andamento dentro destas diferentes dimensões.

As sete dimensões trabalhadas pela Fazenda EcoAraguaia